Uma das maiores responsabilidades de um
líder é a de criar uma excelente equipe de trabalho que seja realmente eficaz
em seus serviços e que contorne bem as situações adversas que poderão surgir
com o tempo. Para isso criamos esse artigo, conheça agora as 3 dicas para
formar uma equipe de qualidade e bem eficaz.
Entenda o que é uma boa equipe
O trabalho em equipe impecável não ocorre
simplesmente do nada. Exige esforços conscientes de todos os indivíduos da
equipe, incluindo o líder. Uma grande equipe consiste em alguns elementos que
devem estar presentes o tempo todo:
Objetivos claros - cada membro da equipe
deve estar ciente do significado de uma atividade específica como parte de um
objetivo maior. Se, por exemplo, você pedir à equipe para fazer blogs com o
objetivo de promover negócios, eles devem entender como esse blog ajudará a
organização a atingir objetivos mais elevados. Se eles não virem o propósito da
tarefa, eles falharão e você terá que investir fundos adicionais para
terceirizar essa tarefa para um serviço de redação.
Papéis claros - todos dentro da equipe
devem estar cientes da hierarquia e seu papel nela.
Comunicação perfeita - sempre que alguém
tem uma pergunta ou uma ideia, essa pessoa deve ser capaz de comunicá-la. A
comunicação dentro da equipe deve ser a mais suave possível.
Cooperação - o trabalho em equipe não é
uma questão de realizações individuais; é sobre o que o grupo realiza juntos.
Desenvolvimento individual dentro da
equipe - embora estejamos falando de trabalho em equipe, o indivíduo não deve
perder sua voz autêntica durante a colaboração.
Uma grande equipe é aquela cujo trabalho
é baseado em objetivos claros, papéis claros, comunicação clara, cooperação e
oportunidades de desenvolvimento pessoal. Lembre-se dessa receita e você estará
no caminho certo para construir uma equipe eficaz.
Estabeleça uma boa liderança
Se você quer saber como construir uma
equipe eficaz, primeiro deve aprender como ser um líder eficaz. Somente um
líder eficaz tem influência, mesmo quando não está por perto. Essa influência
empurra a equipe para trabalhar de forma eficaz em todas as atividades em grupo
e individuais. Manny Hernandez, CEO da Omni, Inc. diz:
Para liderar uma equipe com eficácia,
você deve primeiro estabelecer sua liderança com cada membro da equipe,
construindo relacionamentos de confiança e lealdade, em vez de medo ou poder de
suas posições. Você precisa estar envolvido e em contato com as atividades do
dia-a-dia no local de trabalho e, quando houver indícios de que um problema
pode existir, você deve intervir e abordar o problema como um líder.
O tipo certo de liderança não significa
impor autoridade de forma autoritária. Significa fomentar a confiança por meio
da transparência e de uma abordagem honesta. Você não tem chances realistas de
estar com sua equipe o tempo todo, mas deve estar aberto o suficiente para que
eles o abordem com qualquer problema.
Existem algumas coisas que o ajudarão a
estabelecer uma liderança eficaz:
Visão geral. Todas as suas decisões devem
ser transparentes e orientadas por uma perspectiva mais ampla.
Delegar tarefas e responsabilidades.
Delegue da maneira mais eficaz possível. Não sobrecarregue os indivíduos com
muito trabalho, enquanto deixa outros membros da equipe com toneladas de tempo
livre.
Comunique objetivos claros. Conheça o
propósito de sua equipe e seja capaz de ajudá-los a entendê-lo, comunicando-se
com clareza e sem margem para mal-entendidos.
Seja honesto e amigável de forma
aceitável. Afinal, você é o líder, então precisa de alguma autoridade. No
entanto, mostre seu lado humano para seus funcionários e eles estarão mais
dispostos a seguir sua liderança.
Estabeleça uma conexão com cada membro da equipe
Como líder, você deve conhecer cada
membro da equipe como um indivíduo. Cada pessoa tem um conjunto específico de
habilidades, bem como interesses e desvantagens. Quando você sabe dessas
coisas, pode combinar cada trabalhador com a tarefa certa. Essa é a melhor
maneira de ajudá-los a aumentar sua produtividade e ficar mais satisfeitos com
o trabalho.
Trabalhe para construir confiança e
engajamento com cada funcionário em um nível pessoal. Descubra como suas
habilidades, interesses e pontos fortes exclusivos podem ser usados para
melhorar o rendimento da equipe. Conforme você constrói sua confiança neles,
eles, por sua vez, construirão sua confiança em você e na empresa para fornecer
os recursos necessários para que cresçam e tenham sucesso.
No entanto, você não deve ser muito
pessoal com os funcionários. Parabenizar seus aniversários e comparecer a seus
casamentos (quando convidado) deve ser o suficiente para manter a conexão.
Porém, lembre-se de que você é o líder e deve manter essas relações profissionais.
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Abraços, até a próxima!
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