Precisando criar um sistema de fluxo de caixa pessoal ou empresarial? Então hoje podemos lhe ajudar. Aprenda de uma vez por todas a criar um fluxo de caixa simples e fácil que irá atender a todos os requisitos necessários para você ou sua empresa, confira!
Antes de iniciarmos a aula devemos entender melhor o que é o termo Fluxo de caixa, então vamos lá:
O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é o termo utilizado para o sistema que determina a entrada e saída de capital próprio ou de um negócio, ele é comumente utilizado por empresas de todos os setores e tamanhos para garantir assim uma maior segurança em relação a gastos desenfreados e também por ser uma das formas de poder analisar com mais cautela como está sendo utilizado aquele capital.
Sendo uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras feita por uma pessoa ou negócio, o fluxo de caixa também determina a quantidade de dinheiro gasto em determinado período de tempo, o que o torna um excelente sistema de gerenciamento para uso em diversas situações.
Onde aplicar?
Como disse a pouco, o sistema de fluxo de caixa pode ser aplicado em quaisquer circunstâncias, não importando que tenha relação com o capital de uma empresa ou suas finanças pessoais. A sua utilização varia de acordo com as necessidades de cada individuo ou corporação, o que transforma esse sistema de gerenciamento de caixa em algo flexível que poderá ser utilizado em vários meios.
Para que serve o Fluxo de caixa?
Toda e qualquer empresa que prese pela qualidade e funcionalidade de seu negócio, independente de sua área ou porte, deve adotar o sistema de fluxo de caixa em sua base, pois somente assim ela poderá ter uma visão mais ampla de como está a saúde financeira do seu empreendimento.
Com o Fluxo de Caixa o gestor consegue e pode acompanhar as flutuações das movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar a melhor decisão para com o dinheiro da empresa. Diante disso, o empreendedor poderá saber se:
- Vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente;
- É possível dar um maior prazo de pagamento aos clientes sem comprometer as atividades operacionais da empresa;
- É preciso negociar um maior prazo com os fornecedores em um determinado período que não terá entrada de recursos em caixa, dentre outros.
Percebe como a implementação do fluxo de caixa em sua vida ou negócio é de fundamental importância para o desenvolvimento estratégico de seus lucros ou despesas? Se sim, vamos começar agora a desenvolver junto um fluxo de caixa simples que suprirá todas essas necessidades até que você possa criar algo mais avançado.
Como Fazer Fluxo de Caixa no Excel
01 Passo – No Excel, crie uma coluna com o nome de: Capital Inicial
Essa coluna como o próprio nome já diz representa o seu saldo inicial, ou seja, aquele com qual você começa. Esse é o primeiro e mais importante passo a ser tomado na hora da criação de um fluxo de caixa, pois é através dele que conseguiremos fazer os lançamentos futuros.
02 Passo – Abaixo de Capital Inicial, crie 5 colunas com os seguintes dados: Data, Tipo, Categoria, Saldo e Valor.
Essas colunas serão utilizadas para podermos entender com mais clareza as movimentações financeiras que ocorrerão com o decorrer do tempo em nosso sistema.
03 Passo – Defina os valores de cada cédula
Para definir um valor a sua coluna basta seguir as imagens abaixo, elas irão direcionar cada movimento que você deverá fazer para estar construindo o sistema financeiro ideal para você ou seu negócio.
1 – Clique em uma cédula vazia abaixo do nome de cada coluna.
2 – Vá até geral e determine o valor de cada coluna manualmente como manda a ordem abaixo.
Cada coluna deverá receber seus respectivos valores, exemplo:
Data = Data;
Tipo = Geral;
Categoria = Geral;
Valor = Contábil;
Saldo = Contábil.
04 Passo – Em Tipo, selecione uma célula vazia e clique em dados.
05 Passo – Em Dados, clique em Validação de Dados > Permitir > Lista
Marque as duas caixas com os nomes: Ignorar em branco e Menu suspenso na célula.
06 Passo – Em fonte, adicione: Entrada;Saida > Clique em “Ok”.
07 Passo – Crie uma nova planilha.
Aqui na nova planilha você irá criar colunas referente a entrada e despesas suas ou de sua empresa. Quando digitar todas as possíveis maneiras de entradas e despesas de seu negócio, você irá editar o nome das colunas, veja a imagem abaixo e faça isso para Entrada e Despesas:
08 Passo – Na planilha anterior, clique em categoria.
Aqui iremos fazer o mesmo procedimento que fizemos na coluna Tipo, porém a diferença fica na porte de fonte.
Em fonte, adicione a formula: =INDIRETO(letra+número da célula que estão na planilha 2).
A formula =Indireto() irá ligar as duas planilhas, transformando a outra em um banco de dados onde deverá selecionar cada tipo de entrada ou despesa em suas finanças.
09 Passo – Valor.
Como o nome diz, é onde você deverá colocar o valor referente a entrada ou despesa de seu negócio.
10 Passo – Saldo.
Em saldo iremos utilizar a formula: =célula do capital inicial+SE(célula de tipo=”Entrada”;Célula de valor;-Célula de valor).
Pronto, nosso Fluxo de Caixa já está funcionando! Basta agora fazer os mesmos procedimentos para a coluna de baixo para deixa-lo em modo automático, com um adendo, a segunda coluna de Saldo deverá se referenciar pela primeira coluna de Saldo e não mas pelo seu capital inicial, veja abaixo:
Espero que tenham gostado do artigo, essa foi mais uma forma de trazer conhecimento para nossos leitores de forma simplificada e rápida.
Ficou com alguma dúvida? Deixe-as no campo de comentários para que eu possa ajuda-los.
Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e deixar o seu like para motivar ainda mais nossa comunidade!
Obrigado, até o próximo artigo.
Visite nosso último artigo: Como criar site no WordPress!
Comentários
Postar um comentário